Estudos


 ESPECIAL: NAMORO CRISTÃO


Estamos na época do “ninguém é de ninguém”, mais do que em qualquer outra época o mundo tem desvalorizado os relacionamentos, é um tal de ficar com um(a) aqui, pegar outra(o) ali e assim o mundo vai andando nos caminhos opostos aos caminhos de Deus. Por isso resolvi fazer um breve estudo sobre o namoro para o cristão.
Em primeiro lugar deixemos bem claro que Deus não proíbe um relacionamento entre um garoto e uma garota, desde que, claro, esteja em conformidade com sua palavra, porém muitos jovens e adolescentes estão se envolvendo em relacionamentos fora da vontade e dos princípios de Deus
- Quando é a melhor época para namorar ?
Bom, creio que não há uma idade certa, porém é importante ressaltar que não se deve haver pressa. Pra que começar um relacionamento muito cedo ? O melhor a fazer é usar sua juventude para buscar ao SENHOR e fazer a vontade dEle, assim na hora certa Deus irá mandar aquela(aquele) que Ele escolheu pra você. Devemos lembrar sempre que a melhor hora é a hora de Deus.
“Quem guardar o meu mandamento não experimentará mal algum, pois o coração sábio saberá a hora e a maneira certa de agir.”Eclesiastes 8:5
Deve considerar também se você está ou não preparado para um relacionamento, pergunte a si mesmo o por que você quer ter uma/um namorada/o,. se as respostas forem :
Porque todos(as) os(as) meus(minhas) amigos(as) namoram, e eu não quero parecer ridículo(a);
Por que eu quero beijar na boca;
Por que acho que já estou na idade, etc…
Se os motivos forem esses, ou simplesmente por que quer satisfazer seus desejos carnais, devo dizer que você ainda não está preparado(a) pra namorar.

Porém se o motivo for por querer alguém que te completa, visando uma relação firme, que agrade a Deus e pensando no casamento, aí sim você já está preparado para ter uma(um) namorada(o). Um cristão de verdade irá esperar em Deus e aguardará o momento certo.
- Como escolher a pessoa certa ?
A pessoa certa é aquela que Deus escolheu para você, é importante lembrar que não se deve escolher com quem você irá namorar baseado apenas se você acha que gosta da pessoa. O mundo tem uma frase bem conhecida que nos diz para seguir o que o nosso coração manda, mas a palavra de Deus é bem clara quando diz :
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?
Jeremias 17:9”
Certamente você vai amar de verdade aquela(e) que Deus mandar para você, o livro dos cânticos ( ou cantares de Salomão) expressa muito bem o amor entre um casal,sendo também símbolo do amor de Cristo por sua igreja.
E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a. Assim Isaque foi consolado depois da morte de sua mãe.
Gênesis 24:67

Não confunda paixão com amor. Paixão é sentimento da carne e visa satisfazer os desejos do seu ego, amar é algo muito mais além, a paixão faz a pessoa querer algo para si, é um sentimento egoísta, já o amar é um sentimento totalmente altruísta, visando dar amor ao outro, sem exigir nada em troca.
Cuidado com os relacionamentos com pessoas que não são cristãs. O casamente misto é contrário a vontade de Deus :
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
2 Coríntios 6:14-16”
Na NTLH está mais específico dizendo :
” Não se juntem com os descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas ? “
O texto não faz uma exata referência a relacionamentos amorosos, porém deixa bem clara que não há como haver concordância entre um crente e um descrente,em qualquer que seja a relação que os dois possam manter, Pois certamente os dois discordariam em quase todas as coisas (se não em todas), sem falar que os valores do mundo são totalmente diferente dos valores dos filhos de Deus. Além disse quando duas pessoas que tem um relacionamento tem ideias diferentes é certo que uma delas influenciará a outra, e nesse caso a chance do descrente influenciar o crente será maior, pois ele já estará dando brecha ao maligno. Um namoro com uma pessoa de religião diferente certamente trará muitos problemas e discórdias.
É imprescindível orar antes de se começar um namoro, deve-se perguntar à Deus se essa é vontade dEle, pergunte a Deus se aquela garota ou aquele garoto é a(o) que Deus escolheu para você, um relacionamento fora da vontade de Deus nunca irá dar certo, lembrando que não é só por que aconteceu que é vontade de Deus, aliás o principal motivo de casamentos problemáticos se deve ao fato da pessoa ter se precipitado e não ter buscando a vontade do Pai, que certamente teria o melhor para sua vida.
Um relacionamento conforme a vontade de Deus certamente será marcado pelo amor entre ambos, a paciência e com certeza será seguido do casamento, será caracterizado principalmente pelo temor a Deus e obediência as suas palavra.

- Qual a posição de Deus, revelada pela bíblia, a respeito de “ficar” ?
Deus deixa bem claro, em sua palavra, que Ele quer que o Cristão viva relacionamentos sérios, com compromisso, coisa que “ficar” nem de longe é. Um cristão deve ser alguém caracterizado pela sua fidelidade , não apenas com Deus, mas também, com as pessoas ao seu redor. Um jovem cristão deve ser exemplo nessas coisas :
Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.
(I Tm 4.12)
A palavra de Deus também nos alerta a não nos deixarmos guiar por nossos sentimentos e paixões carnais, fazer isso é abir brechas para o diabo, quando fazemos o que nossa carne quer estamos fortalecendo-a e enfraquecendo nosso espírito, nos tornando mais suscetíveis a cair em tentação. Ficar é ceder a um desejo carnal e o inimigo usará isso como arma em sua vida, e é certo que posteriormente ele usará esses relacionamentos instáveis para despertar desejos sexuais em você.
Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.
2 Timóteo 2:22

Deus tem a pessoa certa para cada um de nós, e é da vontade dEle que venhamos esperar com paciência pelo momento certo, dentro da vontade dEle. Ficar é como mostrar uma independência de Deus, é negar esperar o momento de dEle, com aquela(e) que Ele tem preparado. Deus deseja que nós venhamos ter um relacionamento firme visando um futuro casamento.
Muitos podem dar a desculpa de que “ficam” por uma experiência, para encontrar a pessoa certa, mas isso é deixar de confiar em Deus e querer ser alto-suficiente em busca de um relacionamento por seus próprios esforços. Um cristão de verdade irá depositar sua confiança em Deus e vai esperar pacientemente até o momento certo em que Deus lhe entregará a bênção.
Geralmente é o desejo de cobiça que irá despertar nos jovens a vontade de “ficar”, o desejo de “ter” as(os) garotas(os) mais bonitas(os), a vontade de não parecer ridículo na frente dos amigos, e a palavra de Deus nos alerta da seguinte maneira:
Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
Efésios 5:3

Na NTLH está mais específico ao dizer:
“Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversas entre vocês”
- E quanto à relações sexuais ?
Apesar do mundo ver como algo normal e muitos grupos que se dizem “cristãos” também acharem, o sexo fora do casamente é sim pecado! Há quem tente arranjar desculpas para justificar seus erros dizendo que a bíblia não fala nada a respeito e portanto não é pecado, mas isso é uma mentira que satanás colocou nas mentes deles para enganá-los e fazê-los desobedecer à Deus. o sexo é algo que Deus deixou para o casamento :
Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
Gênesis 2:24

Quando o texto fala “serão ambos uma só carne” está se referindo à relação sexual, como pode então alguém ser uma só carne com várias pessoas ? Alguém pode até dizer: ” mas e se eu tiver certeza que vou em casar com aquela pessoa ? “, bom primeiramente você não conhece o futuro apenas Deus sabe o que acontecerá, você só poderá se tornar uma só carne com alguém que conhece, tem intimidade e tem uma aliança, um relacionamento firmado e sério que em hipótese alguma poderá ser quebrado ( o casamento).
O jovem cristão deve fugir da imoralidade sexual, condenada incessantemente pela bíblia. Muitas em sua ignorância acham que imoralidade sexual é apenas prostituição, enganam-se pois todo ato sexual fora do casamento ou que não seja natural é imoralidade sexual e é pecado. Além disso o sexo fora do casamento é considerado adultério, pois você está se relacionando com alguém que ainda não é seu conjugue e que pode também não ser futuramente.
-Alguns versículos que condenam a imoralidade sexual:
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
Gálatas 5:19

Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
1 Coríntios 6:18

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Colossenses 3:5

Se por um lado a fornicação e qualquer outra imoralidade sexual é abominável aos olhos de Deus, o sexo dentro do casamento não só é abençoado por Deus como também incentivado, é a expressão do amor entre um homem é uma mulher, o ápice da intimidade entre o marido e a mulher e também é a forma de continuação da espécie humana. Na verdade Paulo enfatiza que essa união física é um dever.
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
1 Coríntios 7:3-5

Terminamos aqui o estudo, Lembre-se jovem você deve viver uma vida de santidade, temor e reverência, seguindo sempre os princípios contidos na palavra de Deus.
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1 Pedro 1:15



FONTE: Gospel +

Nenhum comentário:

Postar um comentário